O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial

Autores/as

  • Paula Kracker Francescon Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.07

Resumen

O presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.

Biografía del autor/a

Paula Kracker Francescon, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atua no departamento de Letras Estrangeiras Modernas da mesma universidade. Tem como área de interesse a Linguística Aplicada, especificamente no ensino e aprendizagem e formação de professores em língua estrangeira.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Recebeu bolsa-sanduíche CAPES para realização de parte de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra em 1999/2000. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do PPG em Estudos Linguísticos da UFMG em 2012. Teve bolsa da CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara, de outubro a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de 2008 a fevereiro de 2013. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

Publicado

2020-06-08

Cómo citar

Francescon, P. K., & Cristovão, V. L. L. (2020). O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Calidoscópio, 18(2), 373–392. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.07

Número

Sección

Artigos