Docência compartilhada como design de formação de professores de português como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.06Resumo
Com base em uma visão de formação docente como compartilhamento de experiências, reflexão prospectiva e retrospectiva e indução à prática profissional, neste artigo descrevemos as ações de duas professoras atuando em docência compartilhada e analisamos como constroem formação e negociam suas identidades. Desde uma perspectiva etnográfica, analisamos eventos de formação em que as professoras interagem na sala de aula e por e-mails. Observamos que o design de docência compartilhada e as identidades valorizadas nesse contexto, professor-autor e professor-autor-formador, favorecem a construção de uma relação de igualdade existencial e epistêmica entre as participantes. A experiência individual, quando socializada, passa a integrar o repertório de experiências coletivas das professoras, ao construírem trajetórias de participação que se sobrepõem e impactam as experiências, o acesso a recursos afetivos e cognitivos, e as identidades das participantes.
Palavras-chave: Formação de professores; Docência compartilhada; Experiência.
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