Docência compartilhada como design de formação de professores de português como língua adicional

Authors

  • Margarete Schlatter Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora do Departamento de Línguas Modernas
  • Everton Vargas da Costa Framingham State University Professor Assistente de Espanhol e Português

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.06

Abstract

Com base em uma visão de formação docente como compartilhamento de experiências, reflexão prospectiva e retrospectiva e indução à prática profissional, neste artigo descrevemos as ações de duas professoras atuando em docência compartilhada e analisamos como constroem formação e negociam suas identidades. Desde uma perspectiva etnográfica, analisamos eventos de formação em que as professoras interagem na sala de aula e por e-mails. Observamos que o design de docência compartilhada e as identidades valorizadas nesse contexto, professor-autor e professor-autor-formador, favorecem a construção de uma relação de igualdade existencial e epistêmica entre as participantes. A experiência individual, quando socializada, passa a integrar o repertório de experiências coletivas das professoras, ao construírem trajetórias de participação que se sobrepõem e impactam as experiências, o acesso a recursos afetivos e cognitivos, e as identidades das participantes.

Palavras-chave: Formação de professores; Docência compartilhada; Experiência.

Author Biographies

Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora do Departamento de Línguas Modernas

Margarete Schlatter é professora do Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua em estágio de docência em Inglês e Português como línguas adicionais e coordena pesquisa e atividades de extensão na área de prática de ensino (presencial e a distância), avaliação de proficiência e elaboração de materiais didáticos para a aprendizagem de línguas adicionais. Licenciada em Letras pela UFRGS, é mestre e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Everton Vargas da Costa, Framingham State University Professor Assistente de Espanhol e Português

Everton Vargas da Costa é Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor de Espanhol e Português na Framingham State University (EUA). Tem experiência ensinando língua adicional em nível superior no Brasil, Equador e Estados Unidos, onde serviu como Leitor do Brasil na Universidade de Harvard de 2014 a 2018. Pesquisa modalidades e práticas de formação de professores de língua portuguesa e tem publicações em periódicos brasileiros e norte-americanos sobre elaboração de materiais didáticos, pedagogia de projetos, avaliação da aprendizagem e formação de professores. Na região de Boston, Massachusetts, desenvolve ações de formação de professores de português como língua de herança e projetos pedagógicos que incentivam o engajamento comunitário de estudantes de português como língua estrangeira. É um dos editores da coletânea de artigos “Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira pelo Mundo: Experiências do Programa de Leitorado do Brasil” (Boavista Press, 2018), que reúne a atuação pedagógica de quatorze leitores brasileiros em treze países, e serve em conselhos editoriais de periódicos brasileiros especializados da área de Linguística Aplicada.

Published

2020-06-23

How to Cite

Schlatter, M., & Vargas da Costa, E. (2020). Docência compartilhada como design de formação de professores de português como língua adicional. Calidoscópio, 18(2), 351–372. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.06