Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular

Autores

  • Érika Amâncio Caetano UFMG
  • Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto PUC MINAS

Resumo

Atualmente, estudos relacionando o letramento crítico (LC) ao ensino de língua inglesa (LI) em escolas regulares têm sido cada vez mais frequentes no campo da Linguística Aplicada. Tais estudos têm demonstrado como o LC enfoca oportunidades para a autonomia, o engajamento social e o exercício da cidadania pelo corpo discente na rede básica de ensino. Considerando o projeto de lei 6954 de 2013 – ou Projeto Romário, que preconiza o estudo da Constituição Federal (CF) em salas de aula das escolas regulares em território Brasileiro, este artigo tem como objetivo propor atividades à luz das teorias do LC que abarquem o estudo da constituição em aulas de língua inglesa das escolas regulares. Serão propostas três atividades baseadas nos princípios do LC para o ensino médio, utilizando a CF como pano de fundo. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir significativamente para fomentar reflexões sobre possibilidades para o estudo da Constituição Brasileira na educação básica de forma geral.

Palavras-chave: letramento crítico, ensino de língua inglesa na escola regular, Projeto de lei 6954 de 2013.

Biografia do Autor

Érika Amâncio Caetano, UFMG

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês pela FALE-UFMG, Doutoranda no programa de pós-graduação em estudos linguísticos da FALE-UFMG, Professora substituta da FALE-UFMG

Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto, PUC MINAS

Bacharéu em Direito pela PUC MINAS, pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes.

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Publicado

2018-05-04

Como Citar

Caetano, Érika A., & Carvalho Pinto, P. H. P. (2018). Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular. Calidoscópio, 16(1), 103–113. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.09

Edição

Seção

Artigos