Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular

Autores/as

  • Érika Amâncio Caetano UFMG
  • Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto PUC MINAS

Resumen

Atualmente, estudos relacionando o letramento crítico (LC) ao ensino de língua inglesa (LI) em escolas regulares têm sido cada vez mais frequentes no campo da Linguística Aplicada. Tais estudos têm demonstrado como o LC enfoca oportunidades para a autonomia, o engajamento social e o exercício da cidadania pelo corpo discente na rede básica de ensino. Considerando o projeto de lei 6954 de 2013 – ou Projeto Romário, que preconiza o estudo da Constituição Federal (CF) em salas de aula das escolas regulares em território Brasileiro, este artigo tem como objetivo propor atividades à luz das teorias do LC que abarquem o estudo da constituição em aulas de língua inglesa das escolas regulares. Serão propostas três atividades baseadas nos princípios do LC para o ensino médio, utilizando a CF como pano de fundo. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir significativamente para fomentar reflexões sobre possibilidades para o estudo da Constituição Brasileira na educação básica de forma geral.

Palavras-chave: letramento crítico, ensino de língua inglesa na escola regular, Projeto de lei 6954 de 2013.

Biografía del autor/a

Érika Amâncio Caetano, UFMG

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês pela FALE-UFMG, Doutoranda no programa de pós-graduação em estudos linguísticos da FALE-UFMG, Professora substituta da FALE-UFMG

Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto, PUC MINAS

Bacharéu em Direito pela PUC MINAS, pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes.

Publicado

2018-05-04

Cómo citar

Caetano, Érika A., & Carvalho Pinto, P. H. P. (2018). Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular. Calidoscópio, 16(1), 103–113. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.09