As TDIC e seus usos no espaço das escolas públicas: o que dizem os professores?
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os dizeres de professores de escola pública sobre o uso educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O trabalho contou com o suporte teórico de pressupostos da linguagem e discurso e de pesquisas sobre a formação de professores e uso de tecnologias digitais. O percurso teórico-metodológico é de base interpretativista. Os resultados sugerem que os docentes justificam o uso das tecnologias como forma de ilustrar ou exemplificar uma temática trabalhada na sala de aula ou como estratégia para motivar e conseguir maior participação dos alunos nas atividades escolares. Foi salientado, ainda, por eles, que a escola se encontra em descompasso quanto aos avanços da sociedade e ao reconhecimento de que mudanças precisam ocorrer.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, professores, dizeres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.