As TDIC e seus usos no espaço das escolas públicas: o que dizem os professores?

Autores

  • Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT)
  • Dánie Marcelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os dizeres de professores de escola pública sobre o uso educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O trabalho contou com o suporte teórico de pressupostos da linguagem e discurso e de pesquisas sobre a formação de professores e uso de tecnologias digitais. O percurso teórico-metodológico é de base interpretativista. Os resultados sugerem que os docentes justificam o uso das tecnologias como forma de ilustrar ou exemplificar uma temática trabalhada na sala de aula ou como estratégia para motivar e conseguir maior participação dos alunos nas atividades escolares. Foi salientado, ainda, por eles, que a escola se encontra em descompasso quanto aos avanços da sociedade e ao reconhecimento de que mudanças precisam ocorrer.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, professores, dizeres.

Biografia do Autor

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT)

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler é Graduada em Letras (UNEMAT, 2005), especialista em Tecnologias na Educação (PUC/RIO, 2013), Mestre em Estudos de Linguagem (MeEL/UFMT, 2014). Atua no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT), na área de Tecnologia Educacional. Possui experiência em formação continuada com ênfase em linguagem e tecnologia digital, dedicando-se a estudos e pesquisas nos seguintes temas: linguística aplicada, softwares livres, projetos de aprendizagem, comunicação eletrônica (blog, vídeo, áudio, web rádio/podcast, stop motion), escrita colaborativa e autoria na web. É membro do Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia (GELTEC/MeEL/UFMT) e do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GEPLIA/Unemat/Sinop).

Dánie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Dánie Marcelo de Jesus possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000), tendo se doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Liverpool na Inglaterra. Professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, internet, educação a distância, discurso, formação de professor, ensino e aprendizagem de língua inglesa, gênero e diversidades, e letramento crítico. Secretário da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada), no biênio 2013 a 2015. Líder do GELTEC (Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia) da UFMT e membro do GT "Linguagem e Tecnologia" da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística).

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

Pavanelli-Zubler, Élidi P., & de Jesus, D. M. (2016). As TDIC e seus usos no espaço das escolas públicas: o que dizem os professores?. Calidoscópio, 14(3), 448–457. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.08