DICT and their uses in the public school space: What do teachers say?

Authors

  • Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT)
  • Dánie Marcelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

This paper aims to investigate public school teachers’ comments about the educational use of Digital Information and Communication Technologies (DICT). The theoretical framework is based on the research carried out language and discourse and studies on teacher education and the use of digital technologies. An interpretive approach was found suitable in this research. The results suggest that teachers justify the use of technology as a way to illustrate or exemplify a given topic taught in the classroom and as a strategy to motivate students’ participation in school activities. It was also shown that teachers see a gap between the school and the advancements of society and acknowledge the need for changes in the educational environment.

Keywords: Digital Information and Communication Technologies, teachers, comments.

Author Biographies

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT)

Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler é Graduada em Letras (UNEMAT, 2005), especialista em Tecnologias na Educação (PUC/RIO, 2013), Mestre em Estudos de Linguagem (MeEL/UFMT, 2014). Atua no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/SEDUC/MT), na área de Tecnologia Educacional. Possui experiência em formação continuada com ênfase em linguagem e tecnologia digital, dedicando-se a estudos e pesquisas nos seguintes temas: linguística aplicada, softwares livres, projetos de aprendizagem, comunicação eletrônica (blog, vídeo, áudio, web rádio/podcast, stop motion), escrita colaborativa e autoria na web. É membro do Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia (GELTEC/MeEL/UFMT) e do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada (GEPLIA/Unemat/Sinop).

Dánie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Dánie Marcelo de Jesus possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000), tendo se doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Liverpool na Inglaterra. Professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, internet, educação a distância, discurso, formação de professor, ensino e aprendizagem de língua inglesa, gênero e diversidades, e letramento crítico. Secretário da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada), no biênio 2013 a 2015. Líder do GELTEC (Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia) da UFMT e membro do GT "Linguagem e Tecnologia" da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística).

Published

2016-11-09

How to Cite

Pavanelli-Zubler, Élidi P., & de Jesus, D. M. (2016). DICT and their uses in the public school space: What do teachers say?. Calidoscópio, 14(3), 448–457. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.08