Investimento e comunidades imaginadas: uma análise narrativa da construção da identidade de alunos-professores de inglês
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir um estudo exploratório sobre a construção identitária de oito alunos-professores como aprendizes de Inglês como língua adicional da região do Vale do Açu, Rio Grande do Norte, utilizando os conceitos desenvolvidos por Bonny Norton, isto é, os tipos de investimentos realizados e as comunidades imaginadas pelos participantes do estudo. Também, uma abordagem narrativa de pesquisa foi adotada, já que as identidades são narrativas socioculturais progressivamente construídas. A análise mostrou que a construção da identidade dos alunos-professores investigados gira em torno a dois tipos de investimentos: aqueles que os levam a aprender a língua para usá-la e aqueles que os levam a aprender a língua para ensiná-la. Os resultados mostram que no grupo de alunos analisados, a identidade do aprendiz como usuário da língua e a identidade do aprendiz de professor parecem se misturar, e em muitos casos, a segunda se sobrepõe a primeira. Também, como a grande maioria dos estudos realizados acerca da identidade de aprendizes na perspectiva desenvolvida por Norton foram realizadas com imigrantes em contexto de segunda língua, este trabalho pode contribuir com a área, já que seus participantes são alunos, aprendendo inglês como língua adicional no Brasil.
Palavras-chave: aprendizes de inglês, identidade, investimentos, comunidades imaginadas.
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