Análise de uma audiência de instrução à luz da análise textual dos discursos: um desafio

Autores/as

  • Daniela Negraes Pinheiro Andrade Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumen

O presente estudo, amparado pelo arcabouço teórico-metodológico da Análise Textual dos Discursos (ATD) e por concepções da Semiolinguística, visa a analisar uma conversa face a face ocorrida em uma audiência de instrução em contexto jurídico com base na estrutura da sequência argumentativa. A relevância do estudo está em mostrar que a Linguística Textual apresenta-se apropriada para a análise dos discursos no âmbito do texto oral. A lacuna que se visa a preencher com o presente trabalho concerne à análise que toma o texto oral como objeto empírico cuja contextualização transcende o pressuposto da fugacidade, da instantaneidade e da temporalidade amenizando a ressalva de Jean-Michel Adam, segundo a qual a oralidade é diferente da escrita, cuja contextualização vai “de texto a texto”. Os dados que se prestam como material analítico para este estudo advêm da gravação em áudio de uma conversa face a face entre uma juíza e um réu em contexto de audiência de instrução em um julgamento em um tribunal de 1ª instância de um crime de tráfico de drogas no foro de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS) em 2008. Através da análise, percebe-se que: (a) os movimentos argumentativos realizados pelos participantes encaixam- se na estrutura da sequência argumentativa prototípica proposta por Jean-Michel Adam, além de obedecer aos princípios da organização argumentativa proposta por Patrick Charaudeau e (b) as várias operações enunciativas empreendidas pelos falantes permitem ao ouvinte ter o todo significante do texto.

Palavras-chave: Linguística Textual dos Discursos, sequência argumentativa, interação face a face.

Biografía del autor/a

Daniela Negraes Pinheiro Andrade, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras Licenciatura em Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e mestrado em Linguística Aplicada também pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente, encontra-se em processo de doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da mesma universidade. É membra participante do grupo de pesquisa Fala-em-interação (FEI), coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ostermann. É membra participante também da International Gender and Language Association (IGALA) e da International Association of Forensic Linguistis e membra do conselho diretor da Associação Brasileira de Linguística e Direito (ALIDI). Trabalha com ensino de inglês como língua estrangeira. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade discursiva, fala em interação, análise da conversa e identidade, polícia, estratégias discursivas, fala.

Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português e Literatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua na área da Lingüística, investigando, sob a perspectiva da Linguística Textual-Discursiva (Análise Textual dos Discursos - ATD) e da Semiolinguística, discursos especializados (discursos midiáticos e de divulgação científica midiática). Desenvolve projetos na área da Divulgação/Popularização da Ciência.

Publicado

2014-12-26

Cómo citar

Andrade, D. N. P., & Giering, M. E. (2014). Análise de uma audiência de instrução à luz da análise textual dos discursos: um desafio. Calidoscópio, 12(3), 274–286. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.02