Análise de uma audiência de instrução à luz da análise textual dos discursos: um desafio
Resumen
O presente estudo, amparado pelo arcabouço teórico-metodológico da Análise Textual dos Discursos (ATD) e por concepções da Semiolinguística, visa a analisar uma conversa face a face ocorrida em uma audiência de instrução em contexto jurídico com base na estrutura da sequência argumentativa. A relevância do estudo está em mostrar que a Linguística Textual apresenta-se apropriada para a análise dos discursos no âmbito do texto oral. A lacuna que se visa a preencher com o presente trabalho concerne à análise que toma o texto oral como objeto empírico cuja contextualização transcende o pressuposto da fugacidade, da instantaneidade e da temporalidade amenizando a ressalva de Jean-Michel Adam, segundo a qual a oralidade é diferente da escrita, cuja contextualização vai “de texto a texto”. Os dados que se prestam como material analítico para este estudo advêm da gravação em áudio de uma conversa face a face entre uma juíza e um réu em contexto de audiência de instrução em um julgamento em um tribunal de 1ª instância de um crime de tráfico de drogas no foro de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS) em 2008. Através da análise, percebe-se que: (a) os movimentos argumentativos realizados pelos participantes encaixam- se na estrutura da sequência argumentativa prototípica proposta por Jean-Michel Adam, além de obedecer aos princípios da organização argumentativa proposta por Patrick Charaudeau e (b) as várias operações enunciativas empreendidas pelos falantes permitem ao ouvinte ter o todo significante do texto.
Palavras-chave: Linguística Textual dos Discursos, sequência argumentativa, interação face a face.
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