Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.10

Palabras clave:

Knowledges; Training practices; Academic discourse.

Resumen

Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão. 

Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.

Biografía del autor/a

Juliana Alves Assis, Puc Minas

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, ?Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos?. Tem experiência na área de Linguística, no domínio da Linguística Aplicada, atuando sobretudo nos seguintes temas: escrita acadêmica, formação de professores e tecnologia digital. Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011, desenvolvendo pesquisa sobre o processo de escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes, tendo em vista as discussões sobre a didática da escrita e o letramento universitário. É bolsista de produtividade do CNPq - nível 2.

 

Publicado

2023-07-21

Cómo citar

Lopes, M. A. P. T., & Alves Assis, J. (2023). Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação. Calidoscópio, 21(1), 179–196. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.10