Gênero orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.11

Resumen

Neste artigo, analisamos a presença dos gêneros orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Frente ao objeto em tela, refletimos sobre a concepção de oralidade que subjaz o documento; e buscamos identificar os gêneros orais de tal esfera indicados na BNCC para o campo científico. As inquietações direcionam nosso olhar para a análise documental e qualitativa no tratamento dos dados. Com vistas ao diálogo teórico, assumimos a oralidade como prática social manifestada numa diversidade de gêneros fundados na realidade sonora, bem como no tratamento didático do oral a partir de uma pedagogia específica. Os resultados sinalizam para dois cenários: i) apesar de a concepção de oralidade do documento reconhecer a supremacia da escrita, alguns desdobramentos não condizem com tal compreensão; ii) há presença de gêneros orais na esfera selecionada ao longo da Educação Básica, mas com distribuição desigual entre os anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º). O cenário exige um maior investimento por parte dos sujeitos que usam a BNCC como documento normativo, no sentido de incorporar novos gêneros, sobretudo nos anos iniciais, e favorecer a ampliação das capacidades de linguagem nos aprendizes.   

Palavras-chave: Gêneros orais; Esfera Científica; Base Nacional Comum Curricular.

Biografía del autor/a

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, Paraná. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professora Adjunto no Curso de Pedagogia e atua como Professora Permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. 

Tania Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras (UFF - RJ)

Professora dos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da UFJF

Professora do Programa de pós-Graduação em Educação da UFJF - Linnha: Linguagem, conhecimento e formação de professores

Publicado

2023-07-21

Cómo citar

Storto, L. J., Costa-Maciel, D. A. G. da, & Magalhães, T. G. (2023). Gênero orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular. Calidoscópio, 21(1), 197–217. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.11