Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.10

Palavras-chave:

Knowledges; Training practices; Academic discourse.

Resumo

Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão. 

Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.

Biografia do Autor

Juliana Alves Assis, Puc Minas

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, ?Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos?. Tem experiência na área de Linguística, no domínio da Linguística Aplicada, atuando sobretudo nos seguintes temas: escrita acadêmica, formação de professores e tecnologia digital. Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011, desenvolvendo pesquisa sobre o processo de escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes, tendo em vista as discussões sobre a didática da escrita e o letramento universitário. É bolsista de produtividade do CNPq - nível 2.

 

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Lopes, M. A. P. T., & Alves Assis, J. (2023). Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação. Calidoscópio, 21(1), 179–196. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.10