Gênero orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.11

Resumo

Neste artigo, analisamos a presença dos gêneros orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Frente ao objeto em tela, refletimos sobre a concepção de oralidade que subjaz o documento; e buscamos identificar os gêneros orais de tal esfera indicados na BNCC para o campo científico. As inquietações direcionam nosso olhar para a análise documental e qualitativa no tratamento dos dados. Com vistas ao diálogo teórico, assumimos a oralidade como prática social manifestada numa diversidade de gêneros fundados na realidade sonora, bem como no tratamento didático do oral a partir de uma pedagogia específica. Os resultados sinalizam para dois cenários: i) apesar de a concepção de oralidade do documento reconhecer a supremacia da escrita, alguns desdobramentos não condizem com tal compreensão; ii) há presença de gêneros orais na esfera selecionada ao longo da Educação Básica, mas com distribuição desigual entre os anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º). O cenário exige um maior investimento por parte dos sujeitos que usam a BNCC como documento normativo, no sentido de incorporar novos gêneros, sobretudo nos anos iniciais, e favorecer a ampliação das capacidades de linguagem nos aprendizes.   

Palavras-chave: Gêneros orais; Esfera Científica; Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, Paraná. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professora Adjunto no Curso de Pedagogia e atua como Professora Permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. 

Tania Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras (UFF - RJ)

Professora dos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da UFJF

Professora do Programa de pós-Graduação em Educação da UFJF - Linnha: Linguagem, conhecimento e formação de professores

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Storto, L. J., Costa-Maciel, D. A. G. da, & Magalhães, T. G. (2023). Gênero orais da esfera científica na Base Nacional Comum Curricular. Calidoscópio, 21(1), 197–217. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.11