Economia Solidária: competição ou transformação no mercado?
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2012.610.02Palavras-chave:
Economia solidária, comércio justo, mercadoResumo
A partir de uma breve delimitação das características fundamentais dos empreendimentos de economia solidária, o presente artigo visa estudar, a partir de uma abordagem teórica, a capacidade desses de manterem suas características intrínsecas e sobreviverem à competição no mercado. Nesse sentido, procuramos estudar o impacto das relações estabelecidas com o mercado para a estruturação interna dos empreendimentos e também o impacto da existência desses empreendimentos sobre a forma como configuram-se os mercados, abordando a temática do comércio justo e solidário. Concluímos pela existência de uma série de tendências de mudanças nos mecanismos de funcionamento de alguns mercados que podem ser aproveitadas e impulsionadas pelos empreendimentos solidários na sua luta pela sobrevivência.
Palavras-chave: economia solidária, comércio justo, mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.