Economia Solidária: competição ou transformação no mercado?

Autores/as

  • Felipe Vella Pateo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2012.610.02

Palabras clave:

Economia solidária, comércio justo, mercado

Resumen

A partir de uma breve delimitação das características fundamentais dos empreendimentos de economia solidária, o presente artigo visa estudar, a partir de uma abordagem teórica, a capacidade desses de manterem suas características intrínsecas e sobreviverem à competição no mercado. Nesse sentido, procuramos estudar o impacto das relações estabelecidas com o mercado para a estruturação interna dos empreendimentos e também o impacto da existência desses empreendimentos sobre a forma como configuram-se os mercados, abordando a temática do comércio justo e solidário. Concluímos pela existência de uma série de tendências de mudanças nos mecanismos de funcionamento de alguns mercados que podem ser aproveitadas e impulsionadas pelos empreendimentos solidários na sua luta pela sobrevivência. 

Palavras-chave: economia solidária, comércio justo, mercado.

Biografía del autor/a

Felipe Vella Pateo, Universidade de São Paulo

Economista - FEA/USP

Mestrando em Integração da América Latina - PROLAM/USP

Bolsista CAPES

Publicado

2012-07-03

Número

Sección

Economía Social y Solidaria: contribuciones teóricas