Caracterização e composição cianobacteriana das esteiras microbianas lisas da lagoa de Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
Resumo
A lagoa de Araruama (22º 50’ - 22º 57’S e 42º 00’ - 42º 44’W), Estado do Rio de Janeiro, Brasil, está submetida a um clima semi-árido com grande déficit no balanço precipitação-evaporação. O objetivo deste estudo é caracterizar a composição cianobacteriana e os tipos de esteira microbiana lisa encontrados em seu assoalho, bem como sua relação com os parâmetros físicos que promovera sua formação e sua posterior comparação com estruturas similares no registro fóssil. O estudo se baseou em coletas mensais entre os meses de julho a dezembro de 2004 e a análise taxonômica envolveu a confecção de lâminas frescas e permanentes para a observação das características morfológicas clássicas. As espécies Schizothrix friesii (Agardh) Gomont, 1892 e Microcoleus chthonoplastes (Thuret) Gomont, 1892 foram as principais cianobactérias formadoras da esteira lisa.
Palavras-chave: esteiras microbianas lisas, cianobactérias, lagoa de Araruama, Rio de Janeiro, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.