Sobre a Revista

Foco e Escopo

Gæa – Journal of Geoscience é uma publicação semestral de acesso irrestrito que publica artigos científicos originais e inéditos em todas as áreas das geociências e suas aplicações.

A submissão de manuscritos é gratuita e por demanda espontânea, e a seleção dos artigos é feita a partir da recomendação de avaliadores ad-hoc, escolhidos entre os pares da comunidade geocientífica nacional e internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Gæa – Journal of Geoscience oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Gaea (ISSN 1983-3628) é um periódico geocientífico peer-reviewed, de acesso livre e gratuito, isento de taxas de publicação. É publicado pela Editoria de Periódicos Científicos da UNISINOS (www.unisinos.br) e foi idealizado para atender a publicação de artigos originais e inéditos de qualquer subárea das Geociências. Gaea é publicada desde 2005 e tem sua história vinculada à Acta Geologica Leopoldensia (1976-2004), um periódico clássico que por quase 30 anos publicou artigos relevantes da Geologia e Paleontologia do Brasil. Atualmente, Gaea é aberta a todos os geocientistas do mundo. A submissão de manuscrito é espontânea e gratuita e a seleção de artigos para publicação é baseada na avaliação de revisores ad-hoc.