O Desafio do Balde de Gelo como ciberacontecimento: celebridades como vetores-chave de espalhamento e apropriações
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.08Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre ciberacontecimento, desenvolvida no Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A partir de uma análise baseada em observação e na construção de sentidos em redes digitais sobre o Desafio do Balde de Gelo, que se espalhou pelas redes sociais em prol da pesquisa sobre esclerose lateral amiotrófica (ELA), observamos a constituição do caso como ciberacontecimento. Destacamos as celebridades como vetores-chave na propagação do desafio e na proliferação de apropriações do mesmo, a partir da busca pela visibilidade nas redes.
Palavras-chave: ciberacontecimento, Desafio do Balde de Gelo, apropriações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.