O Desafio do Balde de Gelo como ciberacontecimento: celebridades como vetores-chave de espalhamento e apropriações

Autores

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.
  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
  • Felipe Viero Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.08

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre ciberacontecimento, desenvolvida no Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A partir de uma análise baseada em observação e na construção de sentidos em redes digitais sobre o Desafio do Balde de Gelo, que se espalhou pelas redes sociais em prol da pesquisa sobre esclerose lateral amiotrófica (ELA), observamos a constituição do caso como ciberacontecimento. Destacamos as celebridades como vetores-chave na propagação do desafio e na proliferação de apropriações do mesmo, a partir da busca pela visibilidade nas redes.

Palavras-chave: ciberacontecimento, Desafio do Balde de Gelo, apropriações.

Biografia do Autor

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é bolsista CAPES de estágio pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.

Graduando de Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Felipe Viero, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2015-02-24

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres