The Ice Bucket Challenge as a cyberevent: Celebrities as key vectors of spreading and appropriations

Authors

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.
  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
  • Felipe Viero Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.08

Abstract

This article is part of a broader research on cyberevent developed in Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), at the Graduate Program in Social Sciences at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). From an analysis based on observation and construction of meaning in digital networks on the Ice Bucket Challenge, which was spread throughout social networks in support of research on amyotrophic lateral sclerosis (ALS), we observed the formation of the case as a cyberevent. We identify celebrities as key vectors in the spreading of the challenge and in the proliferation of appropriations of it, looking for visibility throughout the networks.

Keywords: cyberevent, Ice Bucket Challenge, appropriations.

Author Biographies

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Capes PNPD de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é bolsista CAPES de estágio pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda.

Graduando de Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Felipe Viero, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, na mesma instituição.

Published

2015-02-24