Considerando a cor e o “Efeito do Real” no cinema
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.07Resumo
Um grande número de visões sobre o realismo cinematográfico tem estado em evidência. Independentemente da opinião se um maior realismo no cinema é bem-vindo ou deve ser criticado, parece não existir dúvida de que o realismo é sempre objeto de discussão no contexto da pretensa vocação do cinema. A temática do realismo é complexa, e mesmo que a opinião geral seja a de que o realismo é um fator determinante para o cinema, este não foi a única necessidade ideológica responsável pela introdução de novas tecnologias pelo aparato cinematográfico. Este artigo contextualiza a cor dentro dessa perspectiva.
Palavras-chave: cinema, cor, realismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.