Considerando a cor e o “Efeito do Real” no cinema

Autores

  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.07

Resumo

Um grande número de visões sobre o realismo cinematográfico tem estado em evidência. Independentemente da opinião se um maior realismo no cinema é bem-vindo ou deve ser criticado, parece não existir dúvida de que o realismo é sempre objeto de discussão no contexto da pretensa vocação do cinema. A temática do realismo é complexa, e mesmo que a opinião geral seja a de que o realismo é um fator determinante para o cinema, este não foi a única necessidade ideológica responsável pela introdução de novas tecnologias pelo aparato cinematográfico. Este artigo contextualiza a cor dentro dessa perspectiva.

Palavras-chave: cinema, cor, realismo.

Biografia do Autor

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1986). Possui mestrado (1993) e doutorado (2001) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; e Pós-doutorado (2012) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles (UCLA) - USA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora Associada II (DE) do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. Atua como pesquisadora na área de Cinema no contexto dos seguintes temas : estudos sobre a imagem fílmica e o espaço; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.

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Publicado

2014-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres