Comentários no YouTube sobre filmes publicitários dissonantes

Autores

  • Regina Rossetti PPGCom/USCS
  • Anderson Marcusso USCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.06

Resumo

O ambiente digital do YouTube recebe pessoas de territórios globais e culturas plurais gerando práticas comunicativas contemporâneas interessantes sobre filmes de toda ordem. Esse estudo se volta para os filmes publicitários que apresentaram “dissonâncias” em relação ao que se espera de uma publicidade televisiva tradicional. O objetivo é classificar as manifestações em torno de filmes publicitários que receberam milhões de visualizações e milhares de comentários no You Tube. Utilizamos o crivo categórico das pesquisas de Katie Paine (2011) sobre os tipos de conversações em que as pessoas se envolvem, dividido em 27 diferentes categorias. Dentre os interessantes resultados obtidos, vimos que o vídeo mais assistido não recebe a maior quantidade de comentários e que os usuários do YouTube não fazem uso do site como um espaço de diálogo para interação entre eles. Além disso, os usuários ressignificam os filmes em entretenimento, pois o principal interesse está voltado para fazer piadas ou ironizar com humor as falhas que os anunciantes cometeram.

Palavras-chave: comunicação e inovação, YouTube, filmes publicitários, mídias sociais.

Biografia do Autor

Regina Rossetti, PPGCom/USCS

Doutora em Filosofia com pós-doutorado pela USP e professora da PPGCOM da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Anderson Marcusso, USCS

Mestre em Comunicação pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul e professor de graduação na FMU-FIAM-FAAM de São Paulo - SP

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Publicado

2014-09-23

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres