Comentários no YouTube sobre filmes publicitários dissonantes
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2014.163.06Resumo
O ambiente digital do YouTube recebe pessoas de territórios globais e culturas plurais gerando práticas comunicativas contemporâneas interessantes sobre filmes de toda ordem. Esse estudo se volta para os filmes publicitários que apresentaram “dissonâncias” em relação ao que se espera de uma publicidade televisiva tradicional. O objetivo é classificar as manifestações em torno de filmes publicitários que receberam milhões de visualizações e milhares de comentários no You Tube. Utilizamos o crivo categórico das pesquisas de Katie Paine (2011) sobre os tipos de conversações em que as pessoas se envolvem, dividido em 27 diferentes categorias. Dentre os interessantes resultados obtidos, vimos que o vídeo mais assistido não recebe a maior quantidade de comentários e que os usuários do YouTube não fazem uso do site como um espaço de diálogo para interação entre eles. Além disso, os usuários ressignificam os filmes em entretenimento, pois o principal interesse está voltado para fazer piadas ou ironizar com humor as falhas que os anunciantes cometeram.
Palavras-chave: comunicação e inovação, YouTube, filmes publicitários, mídias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.