Ciência escolar, tecnologia e meio ambiente: interesses e opiniões de alguns estudantes de Cuiabá-MT

Autores

  • Graciela Silva Oliveira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.45

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os interesses e opiniões de estudantes matriculados no 1o ano do Ensino Médio, em escolas públicas de Cuiabá/MT, acerca de temas científicos, das aulas de ciências, tecnologia e meio ambiente. Participaram da pesquisa 452 estudantes, e os dados foram coletados através da aplicação de questionários e analisados com auxílio do pacote estatístico Software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Os resultados revelam que há entre os estudantes cuiabanos uma predisposição positiva diante da ciência escolar, a maioria concorda com os benefícios da ciência e tecnologia e demonstra preocupação com o ambiente, no entanto, o melhor entendimento da natureza da ciência e o trabalho científico ampliariam esse envolvimento para relações mais autônomas e críticas com o seu cotidiano.

Biografia do Autor

Graciela Silva Oliveira, UFMT

Mestrado e Doutorado em Educação pela USP.

Adjunto 3 - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

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Publicado

2020-12-20

Edição

Seção

Artigos