Literatura de Língua de Sinais, Educação Surda e suas interfaces com as políticas linguísticas

Autores

  • Rachel Sutton-Spence UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19486

Resumo

Este artigo descreve os fatores que influenciam o desenvolvimento criativo de artistas surdos de línguas de sinais, especialmente as políticas linguísticas e educacionais nos países em que estes artistas vivem (baseado em Quadros 2018, Sutton-Spence et al. 2017, Bahan 2006). A pesquisa tem base nas entrevistas de pessoas surdas reconhecidas como artistas da língua em suas comunidades em três países: os Estados Unidos, o Reino Unido e o Brasil. A análise dos depoimentos dos artistas de línguas de sinais nestes três países revela fatores cruciais para o desenvolvimento de suas habilidades, especialmente em relação ao papel das escolas e universidades, ao teatro surdo, às associações de surdos e à existência de outros artistas surdos. As políticas linguísticas, especialmente as políticas linguísticas educacionais que apoiam ou ameaçam o desenvolvimento da literatura de línguas de sinais em todas essas áreas, irão impactar em seu desenvolvimento, sua pesquisa, ensino e propagação.

Biografia do Autor

Rachel Sutton-Spence, UFSC

Atualmente é professora no departamento de Libras na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Estudos Literários, atuando principalmente nas áreas de literatura surda e poesia e literatura em Libras. É líder do Grupo de Pesquisa “Literatura em Línguas de Sinais”.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas