(Des)colonização, interculturalidade crítica e escola indígena na contemporaneidade

Autores

  • Marta Coelho Castro Troquez Universidade Federal da Grande Dourados/Professora Adjunta/FAED/UFGD
  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco/Professora Titular.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18819

Resumo

A partir de estudos do grupo Modernidade-Colonialidade, este trabalho,discute a educação escolar indígena no Brasil, situada num contexto de colonialidade.Faz uso de pesquisa qualitativa tipo estudo de caso para analisar a escola indígena nacontemporaneidade. Constata que os projetos de educação escolar para os povosindígenas foram marcados por práticas etnocêntricas e civilizatórias e orientados poruma lógica de poder colonial. A partir da Constituição Federal de 1988, a legislaçãoeducacional brasileira instituiu a possibilidade da educação diferenciada; contudo nãoocorreu uma transformação estrutural nas relações de saber e de poder para que adiferenciação almejada acontecesse; é necessário que as escolas indígenas trabalhemnuma perspectiva intercultural descolonizadora.

Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados/Professora Adjunta/FAED/UFGD

Pós-doutora em Educação pela UCDB (concluinte, 2019); Dourtora em Educação pela UFMS (2012); Professora Adjunta da FAED/UFGD; Professora colaboradora no PPGEDU/FAED/UFGD.

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco/Professora Titular.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco; Professora no PPGE/UCDB.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos