Professoras Especialistas Pioneiras na Educação de Surdos em Sergipe (1957-1962)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.17694Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a formação das professoras pioneiras na educação de surdos em Sergipe. Para tanto, organizamos o texto em três momentos. Inicialmente, descrevemos o panorama político que Sergipe vivenciava quando as normalistas foram ao Rio de Janeiro especializar-se. Em seguida, discutimos os elementos que ajudaram a compor o Curso de Especialização de Professores para Surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e as grades curriculares. E, por fim, destacamos o perfil das professoras que se especializaram naquela ocasião e a importância da formação recebida para a educação dos surdos em Sergipe. Para melhor compreender o funcionamento do curso e a contribuição dessas professoras, buscamos subsídios teóricos e metodológicos na Nova História Cultural e nas contribuições de André Chervel (1990).
Palavras-Chave: Professoras; Educação de Surdos; Sergipe
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.