Brincar como prática social da pequena infância em contexto de Educação Infantil: aprender para a vida
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16849Resumo
O artigo discute o brincar como uma prática social intensa da pequena infância em contexto de educação infantil e seu potencial de aprendizagem para a vida. Teve como aporte teórico autores como Brougère e Freire. De abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante de momentos de brincadeiras livres propiciadas em práticas educativas com uma turma de 14 crianças com idade média de 3 anos, em uma instituição de educação infantil municipal. Os dados foram registrados em diário de campo e realizou-se a análise, na perspectiva qualitativa considerando a literatura. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, que no brincar as crianças ampliam o repertório lúdico, fazem escolhas, compartilham ideias sobre a realidade, negociam brinquedos e estabelecem amizades. Brincar é uma prática social que promove aprendizagem para a vida e, por isso, deve ser presente no cotidiano das crianças na Educação Infantil.
Palavras-chave: Brincar, Educação Infantil, Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.