Invisibilidade social e leitura literária de crianças – um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e Moriconi
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16607Resumo
O artigo objetiva analisar gestos de compreensão leitora de alunos dos anos iniciais de escola pública frente à obra “Os Invisíveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais – 2014, a qual tematiza, com qualidade estética, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa XXXXX (apoio CNPq). A análise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessão de leitura e aponta para articulações entre o tema da invisibilidade social e as vivências próprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiração tanto em discussões sobre a presença de temas difíceis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literária (Chambers, Roche e outros).Downloads
Publicado
2019-05-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.