Produzindo e Educando Mulheres no Jornal O Exemplo: entre o espaço do lar e o direito à instrução e à emancipação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.14769Resumo
O artigo investiga as representações e as pedagogias culturais sobre mulheres veiculadas pelos articulistas do periódico de imprensa negra O Exemplo, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Trata-se de uma análise cultural, a partir de pesquisa documental nos exemplares digitais do acervo do referido periódico. Analisa-se editoriais e colunas que versavam sobre mulheres, entre a última década do século XIX e a primeira década do século XX, no período imediato ao pós-abolição. Dentre os resultados, destacamos duas possíveis direções de ensinamentos da imprensa negra, sobre mulheres, no referido periódico: uma mais tradicional, que buscava restringir a mulher ao lar, às tarefas domésticas e à educação dos filhos (as) e outra, mais progressista, em favor do direito e do acesso das mulheres à instrução e à emancipação. Essas pedagogias culturais foram disseminadas por meio de diferentes estratégias narrativas: de um lado, a linguagem do humor, em poemas que criticavam costumes considerados indesejáveis e, de outro, a linguagem de elogios e exaltação de qualidades entendidas como ideais às mulheres no contexto do pós-abolição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.