Raiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário

Autores

  • Elisa Pereira Gonsalves Possebon Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.14721

Resumo

O artigo apresenta uma discussão dos resultados obtidos em uma pesquisa sobre o universo emocional dos adolescentes e tem como objetivo investigar os eventos desencadeantes da emoção da raiva e seus impactos para as relações escolares. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 526 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário aberto e analisados considerando os pressupostos da teoria fundamentada de Charmaz (2009), dialogando com as contribuições teóricas de Navas e Bozal (2012), Bisquerra (2014), Mira y Lopez (2012) e Arándiga e Tortosa (2003). Os resultados indicam que a ausência de regulação emocional da raiva dos adolescentes, modifica a natureza protetora daquela emoção, alimentado comportamentos agressivos. Além disso, identificou-se a criação de scripts mentais que favorecem a construção de um habitus escolar que produz e reproduz respostas agressivas no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Elisa Pereira Gonsalves Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Educação Emocional da UFPB.

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Publicado

2019-03-12