A escola transformando vidas de mulheres negras, ribeirinhas, na região fronteiriça Brasil-Bolívia em meados do século XX

Autores

  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16783

Resumo

O artigo aborda aspectos históricos da formação e profissionalização de professoras no Vale do Guaporé-Mamoré, na fronteira Brasil-Bolívia, discorrendo sobre questões singulares naquele contexto: mulheres negras que foram pioneiras na ação pastoral educativa de Dom Rey, bispo católico oriundo da França que se preocupou com o atendimento educacional das populações que se encontravam à margem da ação do Estado. Resulta de pesquisa bibliográfica e de campo apoiando-se em memórias das protagonistas, abrangendo as décadas de 30 a 60 do século XX. A escolarização possibilitou para aquelas mulheres acesso a outros direitos que requerem a compreensão dos códigos da escrita, produzindo significativas transformações em suas vidas e nas de outras pessoas. Sem qualquer apologia, pode-se afirmar que a escola viabilizou a profissionalização de inúmeras pessoas que viviam sem perspectivas de inserção social, como aquelas mulheres negras e ribeirinhas da região do Vale do Guaporé-Mamoré, em Rondônia.

Palavras-chave: Escola de Dom Rey, memória, profissionalização de mulheres.

Biografia do Autor

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialista em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor Associado IV e Vice Reitor na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). Pós-Doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós Doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES - (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização