A formação da “mãe de família” para o trabalho: ações de iniciação profissional feminina no Lar Infantil Icléa (Federação Espírita do Paraná), Curitiba nos anos 1950
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16782Resumo
Este artigo discute duas ações relacionadas à educação da mulher para o trabalho que aconteceram em Curitiba no Lar Infantil Icléa, da Federação Espírita do Paraná, entre 1954 e 1958: as aulas avulsas de artesanato e prendas domésticas e os cursos do Centro de Iniciação Profissional Lar Icléa. O Centro, que ofertou aulas de corte e costura, bordado, crochê, tricô, manicure-pedicure e artes culinárias e caseiras, não foi uma iniciativa autônoma da Federação, entretanto seus cursos revelavam sintonia com as ideias dos espíritas da Federação ao reforçar competências consideradas femininas, formando mulheres para que, mesmo atuando fora do lar, se ocupassem de funções idealizadas à “mãe de família”. Este artigo foi escrito a partir da análise de relatos memorialísticos da Federação Espírita do Paraná e dos jornais Mundo Espírita, Diário da Tarde e O Dia. Estudos de Michelle Perrot embasam a abordagem do artigo e também as reflexões motivadas por textos sobre o espiritismo e sobre a mulher nos séculos XIX e XX.
Palavras-chave: educação feminina, educação profissional, Centro de Iniciação Profissional
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.