A formação da “mãe de família” para o trabalho: ações de iniciação profissional feminina no Lar Infantil Icléa (Federação Espírita do Paraná), Curitiba nos anos 1950

Autores

  • Silvete Aparecida Crippa de Araújo Faculdade Doutor Leocádio José Correia
  • Liane Maria Bertucci Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16782

Resumo

Este artigo discute duas ações relacionadas à educação da mulher para o trabalho que aconteceram em Curitiba no Lar Infantil Icléa, da Federação Espírita do Paraná, entre 1954 e 1958: as aulas avulsas de artesanato e prendas domésticas e os cursos do Centro de Iniciação Profissional Lar Icléa. O Centro, que ofertou aulas de corte e costura, bordado, crochê, tricô, manicure-pedicure e artes culinárias e caseiras, não foi uma iniciativa autônoma da Federação, entretanto seus cursos revelavam sintonia com as ideias dos espíritas da Federação ao reforçar competências consideradas femininas, formando mulheres para que, mesmo atuando fora do lar, se ocupassem de funções idealizadas à “mãe de família”. Este artigo foi escrito a partir da análise de relatos memorialísticos da Federação Espírita do Paraná e dos jornais Mundo Espírita, Diário da Tarde e O Dia. Estudos de Michelle Perrot embasam a abordagem do artigo e também as reflexões motivadas por textos sobre o espiritismo e sobre a mulher nos séculos XIX e XX.

Palavras-chave: educação feminina, educação profissional, Centro de Iniciação Profissional

Biografia do Autor

Silvete Aparecida Crippa de Araújo, Faculdade Doutor Leocádio José Correia

Doutora em Educação (2017), pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, com Mestrado (2010) e Graduação em Pedagogia (Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica) pela mesma instituição. Pós-graduação - Especialização pelo IBPEX/PR em Magistério Superior. Experiências profissionais em instituições públicas e particulares. Docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. Professora do curso de Pedagogia e da Especialização em Docência Superior da Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC). Pedagoga da rede Municipal de Ensino de Curitiba. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual da Educação UFPR (GPHIE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8711860300331755

Liane Maria Bertucci, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História (2002), área História Social, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com Mestrado (1995) e Graduação (bacharelado e licenciatura, 1981) em História pela mesma instituição. Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP (2012-2013). Professora Associada de História da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Paraná - UFPR; participa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR.

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Publicado

2019-03-12

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização