A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática

Autores

  • Fabiana Fiorezi de Marco Universidade Federal de Uberlândia
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo
  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.14215

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir aspectos relativos a um projeto formativo na perspectiva da teoria histórico-cultural, envolvendo professores e futuros professores da Educação Básica que ensinam matemática e estudantes de pós-graduação. Constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto financiado pelo Observatório da Educação/INEP/CAPES/Brasil. As análises dos dados mostram que, ao participar de um projeto formativo, os professores da Educação Básica se tornam autores de atividades de ensino, pois adquirem autonomia didático-pedagógica, rompendo com a falsa ideia de que podem ser considerados meros executores de propostas pensadas, única e exclusivamente, por especialistas da universidade. O projeto formativo também propiciou aos professores a aquisição de um modo geral de organização do ensino, em uma perspectiva humanizadora, a elaboração, a implementação e a avaliação de atividade de ensino como movimentos que os convidam a participar engajados no projeto.

Palavras-chave: formação de professores que ensinam matemática, atividade pedagógica, projeto formativo.

Biografia do Autor

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunto IV da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e, em Educação da mesma Universidade. Coordenadora do GEPEMAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica.

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos