Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças

Autores

  • Clarice Moukachar Batista Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Martins Assis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.14314

Resumo

Esse artigo apresenta a proposta de educação internacional elaborada por Jean Piaget em meados de 1930. Para isso, analisamos publicações do autor visando identificar sua concepção de espírito de cooperação internacional e a maneira de desenvolvê-lo nas escolas. Identificamos como o contexto sócio-histórico, marcado pela guerra e pelos nacionalismos, influenciou a construção de conhecimentos sobre educação e sobre psicologia. Por ter assumido a direção de importantes instituições internacionais de educação preocupadas com a promoção da paz pelas escolas, o autor aborda a problemática da educação de forma objetiva e científica. A educação internacional teria como objetivo principal propiciar a emergência da compreensão e da posição de reciprocidade diante dos pares e dos estrangeiros. O método a ser empregado, nas escolas, deveria aproveitar-se das tendências à solidariedade interna e à prática das regras de cooperação e dos métodos do self-government.

Palavras-chave: Jean Piaget, educação internacional, Bureau Internacional de Educação.

Biografia do Autor

Clarice Moukachar Batista Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Raquel Martins Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos