Saberes e práticas em experiência de construção da sustentabilidade rural no nordeste brasileiro: extensão ou comunicação?

Autores

  • Maria da Conceição Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14423

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações de saberes que se articulam em projetos de construção do desenvolvimento rural sustentável para o Semiárido do Nordeste brasileiro, analisando as práticas cotidianas dos agricultores e sua relação com as práticas tecnológicas difundidas por Organizações Não Governamentais (ONGs). A partir do constante questionamento mútuo entre teoria e dados de campo, a análise centrou-se em compreender como os agricultores se apropriam de novos conhecimentos e como com estes interagem. Em termos metodológicos, considerou-se factível situar a interação de saberes entre os agricultores e técnicos das ONGs, posicionando a análise conforme questionamento de Paulo Freire (2006): extensão ou comunicação? O estudo revelou que a interação de saberes se estruturou em uma relação dialógica e comunicativa sob a perspectiva não só da implementação de tecnologias mais adaptadas à realidade do Semiárido, mas também nos princípios de participação e organização dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar tanto no vínculo local como na relação local-regional.

Palavras-chave: relações de saberes, sustentabilidade rural, extensão rural.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN;

Pós-Doutoranda em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN;

Pofessora Doutora, Dedicação Exclusiva, na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, lotada no Departamento de Ciências Sociais - DCS.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos