O princípio da contextualização na reforma do ensino médio no Brasil: em busca de uma leitura ontológica

Autores

  • Osterne Nonato Maia Filho UNIFOR/UECE
  • Maria Susana Vasconcelos Jimenez UECE/UFC
  • Hamilton Viana Chaves UNIFOR
  • Luis Távora Furtado UFC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.11855

Resumo

Contextualização é um dos princípios pedagógicos centrais da reforma do ensino médio implantada no Brasil nos anos de 1990. Quais são as bases que sustentam esse fundamento, enquanto uma resposta às demandas sociais para além das exigências do mercado contemporâneo? Este artigo se propõe a tecer uma análise crítica acerca das ideias norteadoras daquela importante reforma configuradas nas diretrizes curriculares que a acompanham, com destaque especial para o princípio da contextualização. Fundamentamos nossa leitura em uma perspectiva onto-marxista, descritiva e exploratória da pedagogia do contexto. O princípio da contextualização se configura, na prática, em uma lógica puramente tecnicista e gnosiológica. Ele se reduz à análise de um conjunto de dados necessários à solução de um problema a ser verificada em uma performance, conquanto o mundo real fica apenso aos discursos pedagógicos e a ontologia é subsumida ao paradigma da dita sociedade do conhecimento.

Palavras-chave: Reforma do ensino médio, fundamentos pedagógicos, epistemologia da pedagogia.

Biografia do Autor

Osterne Nonato Maia Filho, UNIFOR/UECE

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Educação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Maria Susana Vasconcelos Jimenez, UECE/UFC

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Hamilton Viana Chaves, UNIFOR

Doutor em Educação. Professor do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Luis Távora Furtado, UFC

Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos