O processo adaptativo e o processo emancipatório na gestão democrática

Autores

  • Luciane Neuvald UNICENTRO
  • Solange Aparecida de Oliveira Collares UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13285

Resumo

Este texto discute a gestão democrática no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrências e as contradições e fortalece os pressupostos que compõem a gestão democrática, visando à educação emancipatória. As ideias de Theodor Adorno sobre a educação emancipatória e a literatura brasileira sobre a gestão escolar democrática fundamentam a análise das contradições dessa forma de organizar as relações de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vínculo entre o processo emancipatório e a democracia, pois ambos implicam na conscientização do indivíduo sobre sua condição heterônoma. Segundo o autor, a luta pela transformação da sociedade pressupõe a conversão da impotência em potência, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas ações.

Palavras-chave: Adorno, gestão democrática, educação emancipatória.

Biografia do Autor

Luciane Neuvald, UNICENTRO

Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Guarapuava/PR.

Solange Aparecida de Oliveira Collares, UNICENTRO

Professora Mestre do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO, Guarapuava -PR.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos