A deficiência vai à universidade: perspectivas e entraves do processo inclusivo na educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.10380Resumo
O texto discute o processo de inclusão de estudantes universitários com deficiência no âmbito de uma instituição de educação pública superior brasileira, bem como acena para algumas possibilidades de políticas públicas que a universidade expõe nesse processo. Para isso, procedeu-se à remontagem histórica em torno da adoção de políticas inclusivas, bem como à utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas junto a alguns desses estudantes universitários. Os resultados apontam que, por vezes, a “inclusão” confunde-se com a garantia de vaga e/ou acesso à universidade, não avançando para além disso. Acentua-se também o relativo desconhecimento dos participantes a respeito da legislação, assim como das políticas que regem ou direcionam a inclusão de pessoas com deficiência. Como conclusões, constatam-se a incerteza quanto ao lugar reservado aos alunos portadores de deficiência no ensino superior, bem como o desafio de consolidar o processo de inclusão educacional.
Palavras-chave: educação especial, pessoas com deficiência, inclusão.
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