Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores

Autores

  • Rita de Cássia Prazeres Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rosanne Evangelista Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.14785

Resumo

A partir da afirmação que se expressa nos textos das diferentes versões (Brasil, 2015b, 2016, 2017a) da Base Nacional Comum Curricular, objetiva-se discutir as significações que são produzidas para a formação/atuação de professores. Com o apoio do referencial da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, que defende a política como produção discursiva, argui-se a construção de uma hegemonia em torno de uma base comum que se espraia para além da definição de conteúdos: uma base que também reja e torne comum um sentido de docência, em uma universalização tanto do currículo das escolas quanto da formação e do trabalho docente, observando também os efeitos desses discursos e suas articulações na Resolução No 2 do CNE, de 1 de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formac?a?o inicial em ni?vel superior. Diante disso, busca-se discutir a concepção de currículo que se desdobra das premissas defendidas na BNCC, observando os sentidos de currículo e docência que se pretende hegemonizar.

Palavras-chave: políticas curriculares, discurso, base comum, docência.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta de Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ.Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped/UERJ

Rosanne Evangelista Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta de Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ.Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped/UERJ

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Publicado

2018-01-14

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Iberoamericano