Trabalho coletivo e colaborativo na escola: condições e princípios de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13949Resumo
O artigo discute o trabalho coletivo de professores nas escolas de educação básica e problematiza a importância das condições de trabalho e a definição de princípios para que o trabalho coletivo seja assumido como trabalho colaborativo. Os dados de análise foram produzidos em uma pesquisa que envolveu uma escola da rede estadual paulista e uma Diretoria Regional de Ensino. Os pesquisadores acompanharam a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente comprometem a realização do trabalho coletivo e que esse se torna colaborativo quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores.
Palavras-chave: trabalho coletivo, condições de trabalho, parceria colaborativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.