Socialização profissional de professores universitários iniciantes: uma revisão

Autores

  • Heron Laiber Bonadiman Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Interdisciplinar em Humanidades.
  • Roberta Carvalho Romagnoli Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto III do Instituto de Psicologia da PUC-Minas, Pesquisadora do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.13784

Resumo

Este artigo realiza uma revisão crítica da literatura acerca do tema socialização de professores universitários iniciantes. Para tal, foram selecionados, por meio do SciELO e do Google Acadêmico, artigos publicados entre 2004 e 2014, com os descritores “professores universitários”, “socialização de professores universitários”, “professores universitários iniciantes”, “docência no ensino superior”, “trabalho do professor universitário”. Na revisão, foram construídos os seguintes descritores temáticos: a localização teórica da pesquisa revisada, as metodologias utilizadas, os resultados e as conclusões em ordem cronológica de publicação. Dentre os principais achados, de acordo com a literatura revisada, destacam-se: os professores universitários possuem poucos programas de formação nas universidades, as profissões de origem podem ter maior impacto no exercício profissional do que a pedagogia universitária, a resiliência exerce influência positiva no processo de socialização e as instituições universitárias exercem um papel limitado na entrada de novos professores.

Palavras-chave: professores universitários, socialização, ensino superior.

Downloads

Publicado

2017-12-30