Culturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas

Autores

  • André Müller Reck UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Lúcia Louro UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.8539

Resumo

Tendo como base a concepção de educação multicultural na contemporaneidade face à obrigatoriedade do ensino de música no ensino curricular das escolas brasileiras, o texto procura discutir aspectos relacionados com as culturas musicais religiosas. Algumas linhas teóricas em educação musical, informadas pelo olhar do cotidiano musical dos alunos, têm debatido os desafios e as possibilidades de um ensino de música plural e aberto às diferentes formas de produzir, circular e consumir música(s). As questões aqui abordadas tratam de uma reflexão teórica sobre as possíveis tensões do ensino de música na escola, tendo em vistas as especificidades das culturas religiosas e de suas práticas e vivências musicais.

Palavras-chave: educação musical, culturas musicais, religião.

Biografia do Autor

André Müller Reck, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM e Professor Substituto no Departamento de Música da UFSM (santa Maria-RS)

Ana Lúcia Louro, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria, e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM (Santa Maria-RS)

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos