Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distância

Autores

  • Ronei Ximenes Martins Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Warlley Ferreira Sahb Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.8860

Resumo

Considerando que a equipe multidisciplinar interfere na qualidade dos cursos a distância, o artigo apresenta o diagnóstico sobre esses profissionais quanto à compreensão conceitual da Educação a Distância (EaD), bem como sua relação com a rotina de trabalho. Participaram da pesquisa qualitativa 27 funcionários do centro de educação a distância de uma universidade pública. Foi aplicado um questionário com sete itens discursivos relacionados ao trabalho diário dos participantes. Depois, realizaram-se entrevista dialogada e um seminário, para debate dos resultados. Constatou-se que a minoria (37%) compreende plenamente e de forma crítica as especificidades conceituais da EaD, bem como suas relações com o trabalho cotidiano. Verificou-se que isso gerou efeitos negativos na qualidade dos cursos. A investigação demonstrou ser necessário incorporar a verificação do conhecimento conceitual aprofundado sobre educação a distância nos processos de admissão e nas estratégias de formação desses profissionais.

Palavras-chave: gestão educacional, avaliação diagnóstica, equipe multidisciplinar, educação a distância.

Biografia do Autor

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em psicologia (linha de pesquisa em Avaliação na Psicologia Educacional) pela Universidade São Francisco (2008). Professor do Departamento de Educação e do docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras, tem experiência superior a 10 anos no projeto, gestão e avaliação de cursos de graduação e especialização presenciais e a distância. Também possui experiência com avaliação de cursos superiores, tendo atuado como especialista do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais em comissões de verificação in loco. Atua como pesquisador na área de tecnologia educacional, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação informatizada.

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Publicado

2017-04-18

Edição

Seção

Artigos