Livro didático de história, entre conteúdos e epistemologia
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7886Resumo
Este artigo propõe uma análise sobre a estrutura epistemológica dos conteúdos de livros didáticos de história (movimentos sociais) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 a partir da perspectiva teórico-metodológica desenhada pelo historiador e filosofo alemão Jörn Rüsen, quando discute a possibilidade da produção de um livro didático de história ideal. A pesquisa vincula-se aos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, cujas investigações preocupam-se com as relações entre epistemologia da História e o ensino de História na educação básica. Os resultados apontam para a potencialidade das narrativas históricas de livros didáticos para o campo de pesquisa em ensino de História, bem como indicam a relevância desses materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem de História.
Palavras-chave: livro didático, conteúdo, epistemologia da história.
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