Livro didático de história, entre conteúdos e epistemologia

Autores

  • Geyso D. Germinari Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Anderson Fagundes de Moura

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7886

Resumo

Este artigo propõe uma análise sobre a estrutura epistemológica dos conteúdos de livros didáticos de história (movimentos sociais) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 a partir da perspectiva teórico-metodológica desenhada pelo historiador e filosofo alemão Jörn Rüsen, quando discute a possibilidade da produção de um livro didático de história ideal. A pesquisa vincula-se aos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, cujas investigações preocupam-se com as relações entre epistemologia da História e o ensino de História na educação básica. Os resultados apontam para a potencialidade das narrativas históricas de livros didáticos para o campo de pesquisa em ensino de História, bem como indicam a relevância desses materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem de História.

Palavras-chave: livro didático, conteúdo, epistemologia da história.

Biografia do Autor

Geyso D. Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati, na mesma instituição coordena o Laboratório de Ensino de História (LEHIS).

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos