A integração curricular de cursos de licenciatura: a percepção dos acadêmicos

Autores

  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville- Univille
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville- Univille
  • Berenice Rocha Zabbot Garcia Universidade da Região de Joinville- Univille
  • Elzira Maria Bagatin Munhoz Universidade da Região de Joinville- Univille

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7999

Resumo

Este artigo visa discutir os resultados obtidos em uma pesquisa cujo objetivo era investigar a percepção dos acadêmicos no que se refere à proposta de integração pedagógica implantada nos cursos de licenciatura de uma universidade comunitária de Santa Catarina a partir de 2009. O principal objetivo da proposta de integração é formar professores com uma visão para além da disciplina específica, com um perfil profissiográfico comum a todos os cursos oferecidos pela Universidade. Para contribuir com o desenvolvimento desse perfil, foi criado o Núcleo Pedagógico Integrador – NPI, que trabalha com a produção social do conhecimento, com a construção do pensamento científico e com a incorporação da pesquisa como princípio formativo desde o início do curso. O referencial teórico da pesquisa tem como base autores que discutem a formação de professores, como Tardif (2011), Gatti (2009) e Fazenda (2006, 2009). Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Os participantes da pesquisa foram alunos dos últimos anos dos cursos de licenciatura. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos percebeu a importância dessa experiência, sinalizando um novo perfil de professor, aberto às novas propostas e ao diálogo com seus colegas de trabalho com vistas a responder aos desafios impostos à escola.

Palavras-chave: formação de professores, cursos de licenciatura, integração.

Biografia do Autor

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville- Univille

Licenciatura em Letras (FURJ), mestrado em Educação (FURB), doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP)

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville- Univille

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP.  Professora Titular da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, atuando nos cursos de Engenharia Química e Engenharia Civil e Professora colaboradora do Mestrado em Educação da UNIVILLE.

Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville- Univille

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP.  Professora Titular da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, atuando no Curso de Letras.

Elzira Maria Bagatin Munhoz, Universidade da Região de Joinville- Univille

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora Titular da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, atuando nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas.

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos