L’Espace de coexistence hybride, multimodal, pervasif et ubiquitaire: le quotidien de l’éducation à la citoyenneté

Autores

  • Eliane Schlemmer UNISINOS
  • Luciana Backes Professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin - Paris
  • Fabio La Rocca Université Paul-Valéry MOntpellier 3. Route de Mende, 34199 Montpellier Cedex 5 - França

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.11585

Resumo

Ce travail vise à savoir comment les espaces de coexistence hybrides, multimodaux, pervasifs et ubiquitaires peuvent contribuer au quotidien de l’éducation émancipatoire et citoyenne. L’hybridation sous-entend plusieurs matrices, des mélanges de nature et de culture dans les actions et les interactions entre différents acteurs humains et non-humains, par le biais de présences plurielles légitimées. La multimodalité possède un caractère de continuité et de prolongement dans le temps et dans l’espace, elle permet le processus d’enseignement et d’apprentissage dans les modalités présentielle et en ligne. Cette construction nous montre que l’hybridisme, la multimodalité, la pervasivité et l’ubiquité favorisent la configuration d’espaces de coexistence qui légitiment les enseignants, les étudiants et les espaces de l’école dans des processus d’enseignement et d’apprentissage en lien avec la ville et ses socialités, sous la perspective de l’émancipation et de la citoyenneté.

Mots-clés: culture numérique, éducation émancipatoire et citoyenne, espace de coexistence hybride, multimodal, pervasif et ubiquitaire.

Biografia do Autor

Eliane Schlemmer, UNISINOS

Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002) Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998) Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1992).

Luciana Backes, Professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin - Paris

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Digital UNISINOS/CNPq - Coordenação: Profa. Dra. Eliane Schlemmer. Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin

Fabio La Rocca, Université Paul-Valéry MOntpellier 3. Route de Mende, 34199 Montpellier Cedex 5 - França

Sociólogo, doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Atua como Maître de conférences de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier 3 onde é membro do IRSA-CRI Institut de Recherches Sociologiques et Anthropologiques – Centre de Recherche sur l’Imaginaire. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos. E o autor do livre La ville dans tous ses états (CNRS éditions, 2013).

Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação