Hybrid, multimodal, pervasive and ubiquitous living space: Daily in education for citizenship

Authors

  • Eliane Schlemmer Escola de Humanidades - Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISINOS
  • Luciana Backes Professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin - Paris
  • Fabio La Rocca Université Paul-Valéry MOntpellier 3. Route de Mende, 34199 Montpellier Cedex 5 - França

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.11585

Abstract

The paper discusses how the hybrid, Multimodal, Pervasive and Ubiquitous Living Spaces can contribute to the daily education, a emancipatory and citizen perspective. The hybridity is understood in consists of multiple matrices, nature and culture mixtures, actions and interactions between different human and non-human actors through legitimated plural presences. Multimodality is continuity of character and extension in time and space, to facilitate the process of teaching and learning in the presencial and online modality. This construction helps us understand that hybridity, multimodality, the pervasiveness and ubiquity favor the setting of living spaces legitimating the teachers, students and school spaces within the processes of teaching and learning in context with the city and its socialities in emancipatory and citizen perspective.

Keywords: digital culture, emancipation and citizenship education, hybrid multimodal pervasive and ubiquo living space.

Author Biographies

Eliane Schlemmer, Escola de Humanidades - Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISINOS

bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS.  É professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais. Consultora na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa.

Luciana Backes, Professora-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin - Paris

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular do Centro Universitário LaSalle - Unilasalle, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Participante do Grupo de Pesquisa Educação Digital UNISINOS/CNPq - Coordenação: Profa. Dra. Eliane Schlemmer. Pesquisadora visitante do Centre Edgar Morin

Fabio La Rocca, Université Paul-Valéry MOntpellier 3. Route de Mende, 34199 Montpellier Cedex 5 - França

Sociólogo, doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Atua como Maître de conférences de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier 3 onde é membro do IRSA-CRI Institut de Recherches Sociologiques et Anthropologiques – Centre de Recherche sur l’Imaginaire. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos. E o autor do livre La ville dans tous ses états (CNRS éditions, 2013).

Published

2016-08-24

Issue

Section

Dossiê: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação