Amanualidade em Álvaro Viera Pinto: desenvolvimento situado de técnicas, conhecimentos e pessoas

Autores

  • Rodrigo Freese Gonzatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba
  • Luiz Ernesto Merkle Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.11577

Resumo

Neste artigo, discutimos o desenvolvimento de pessoas, conhecimentos e técnicas pela noção de amanualidade, de Álvaro Vieira Pinto. Amanualidade é um conceito da relação entre consciência e realidade, que entende o existente humano como ser que se constitui ontologicamente com os objetos que possui “à mão”. As pessoas produzem a si mesmas pelo trabalho e, ao produzir para si a materialidade de seus mundos, gradualmente desenvolvem relações mais elaboradas. O amanual é construção sócio-histórica, situada, sempre, em processo dialético de (re)elaborac?a?o, a partir dos quereres de cada sociedade, perante suas realidades. O grau zero enfatiza esse ponto, não definindo indivíduos pela ausência, mas pela diversidade de saberes e fazeres que possuem. Indicamos tal conceito para a problematizac?a?o de fundamentos em Tecnologia e Educação, para uma compreensão horizontal das técnicas, que contemple a não contemporaneidade de conhecimentos e habilidades entre diferentes grupos sociais.

Palavras-chave: amanualidade, tecnologia, educação.

Biografia do Autor

Rodrigo Freese Gonzatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba

Rodrigo Freese Gonzatto é doutorando do Programa de Po?s-­Graduac?a?o em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Professor na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba.

Luiz Ernesto Merkle, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba

Luiz Ernesto Merkle é professor Ph.D. no Programa de Po?s-­Graduac?a?o em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Professor no Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba.

Downloads

Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação