A concepção de história e de educação em Lorenzo Luzuriaga e sua repercussão no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.9481Resumo
Este artigo apresenta a síntese dos estudos dos manuais de história da educação do espanhol Lorenzo Luzuriaga. Buscou-se a compreensão das concepções de história e de educação desse autor e seus fundamentos teórico-filosóficos, bem como a identificação de seus propósitos e os veículos de difusão de sua obra no Brasil. Trata-se de um estudo teórico mediante uma análise histórica de duas das principais obras de Luzuriaga: “História da Educação e da Pedagogia” e “História da Educação Pública”. Conclui-se que a produção teórica de Luzuriaga, fundamentada nos pressupostos do historicismo de Wilhelm Dilthey e do pragmatismo educacional de John Dewey, teve repercussão no Brasil a partir de 1950, por meio da “Coleção Atualidades Pedagógicas”. A disseminação de seu pensamento situa-se no momento do pós-guerra, de influências políticas, econômicas e sociais externas e da internacionalização das publicações no Brasil para alicerçar e difundir a concepção escolanovista na educação brasileira.
Palavras-chave: história da educação, Lorenzo Luzuriaga, Escola Nova.
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