Crianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno “ideal”

Autores

  • Bárbara Amaral Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.9526

Resumo

Alunos precoces diferem de seus pares etários em virtude de habilidades antecipadamente desenvolvidas, as quais podem indicar a existência de superdotação. Porém, é necessário aguardar o fim da infância para verificar se a diferença apresentada resulta de uma configuração cognitiva superior ou de uma prematuridade no desenvolvimento. Enquanto isso, ações devem ser desenvolvidas em favor do pleno desenvolvimento dos potenciais, o que requer que essas crianças sejam reconhecidas, mas tal reconhecimento pode ser prejudicado por mitos e estereótipos. Assim, objetivamos investigar se alunos precoces apresentam outras características além das que a literatura aponta, a fim de contribuir com a ampliação dos conhecimentos dos educadores a respeito desse alunado, bem como com a desmistificação a respeito de quem são esses indivíduos. Os resultados mostram que eles estão sujeitos a problemas e dificuldades que podem parecer incompatíveis com suas potencialidades e que demandam atenção para aspectos que ultrapassam suas habilidades. Evidencia-se que as associações entre crianças precoces ou superdotadas e alunos exemplares são equivocadas.

Palavras-chave: precocidade, altas habilidades/superdotação, estereótipos.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campus de Marília. Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília.

Professor Assistente Doutor do departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília. Coordenador do Programa de Atenção ao estudante Precoces com Comportamentos de Superdotação (PAPCS).

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Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos